Sustentabilidade

No desenvolvimento de nossas operações, seguimos rigorosas diretrizes de sustentabilidade. Essa atuação está amparada nos sete princípios estabelecidos por nosso acionista majoritário, a Votorantim S.A.

Estamos trabalhando na construção de um Plano Diretor de Sustentabilidade, com diretrizes e iniciativas que proporcionarão o desenvolvimento de boas práticas de sustentabilidade em todas as áreas. O plano estabelece uma série de objetivos e metas relacionados aos temas materiais da companhia e que fazem parte do nosso plano estratégico. Entre eles estão metas de segurança, eficiência no uso de água, geração e disposição de resíduos e desenvolvimento das comunidades.

Princípios de Sustentabilidade

1. Ser reconhecida pela sociedade como uma empresa social e ambientalmente responsável.
2. Ter a sustentabilidade como estratégia, orientando governança, gestão, educação, decisões e investimentos – criando valor.
3. Evoluir consistentemente os resultados econômicos, sociais e ambientais, buscando eficiência e confiabilidade nas operações, de acordo com padrões de classe mundial.
4. Ser reconhecida como empresa que atrai, desenvolve e retém talentos para a geração de valor e a construção de uma sociedade justa e inclusiva.
5. Ter compromisso com o bem-estar, a saúde e a segurança de nossos empregados, clientes e parceiros.
6. Contribuir para o desenvolvimento das comunidades em que atuamos.
7. Incentivar a cooperação e a participação de todos os empregados e partes interessadas na construção de parcerias e trabalho conjunto, visando à geração de valor mútuo.

Reconhecimento

Pelo quarto ano consecutivo, fomos eleitos como empresa destaque no setor Mineração, Siderurgia e Metalurgia, pelo Guia Exame de Sustentabilidade, uma prova de que os investimentos que realizamos nesse campo ao longo dos últimos anos estão sendo bem geridos e contribuindo para a construção de uma boa reputação corporativa.

Iniciativas Externas GRI 102-12

Nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável está expresso também pela adesão à diversas iniciativas de caráter voluntário, assumidas com entidades setoriais nacionais e internacionais. Entre elas destacam-se:

Pacto Global – Iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), tem como objetivo mobilizar a comunidade empresarial em todo o mundo na adoção de dez princípios que representam valores fundamentais de direitos humanos, relações trabalhistas, meio ambiente e combate à corrupção. Em 2017, nos tornamos signatários dessa importante iniciativa.

Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são uma agenda mundial composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030, que foi adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, em setembro de 2015. Na agenda estão previstas ações de erradicação da pobreza, segurança alimentar, agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, redução das desigualdades, energia, água e saneamento, padrões sustentáveis de produção e de consumo, mudança do clima, cidades sustentáveis, proteção e uso sustentável dos oceanos e dos ecossistemas terrestres, crescimento econômico inclusivo, infraestrutura, industrialização, entre outros. Subscrevemos esse compromisso em 2017 e trazemos neste relatório a correlação dos ODS a nossos temas materiais e metas de longo prazo.