Capacitação e treinamento
GRI 103-2, 103-3, 404-2 ODS 4.4

Somos uma empresa que atrai, forma e retém talentos. Por isso, estimulamos os empregados a se desenvolverem profissionalmente, por meio da oferta de treinamentos, programas de capacitação, compartilhamento de ideias e experiências, e desafios contínuos em um ambiente de trabalho inspirador, que zela pela segurança e pela diversidade.

Utilizamos o Sistema de Desenvolvimento de Pessoas para assegurar que 100% dos empregados próprios possam discutir, juntamente com seus gestores, competências e atributos a serem desenvolvidos para evoluir na empresa. É um modelo de gestão de pessoas que incentiva o diálogo aberto, a transparência e as possibilidades de desenvolvimento de carreira, fortalecendo nossas estratégias e estimulando o crescimento profissional. GRI 404-3

Promovemos o desenvolvimento constante da liderança, além de fornecer capacitações técnicas para nossas equipes. Entre os programas oferecidos podemos citar:

Mentoring: O programa estimula a troca de conhecimentos e a orientação estruturada entre profissionais de níveis hierárquicos diferentes. Dessa forma, promovemos o diálogo aberto e o cultivo de talentos, além de estreitar relações entre diferentes áreas, ampliar networking e multiplicar experiências. Ao longo dos quatro anos de existência desse programa, 70 profissionais foram mentorados, sendo que 18 novos mentores foram preparados em 2018 para assumir esse desafio.

Cultivando Lideranças: Demos continuidade globalmente ao programa de desenvolvimento de líderes, que tem como objetivo alinhar o papel do líder ao contexto da empresa, fortalecendo seu conhecimento e desenvolvendo as competências necessárias para executarem cada vez melhor o seu papel no desenvolvimento de pessoas. Desde o início do programa, mais de 700 líderes já foram capacitados no Brasil, no Peru e em Luxemburgo.

Um dos módulos trabalhados no programa foi o desenvolvimento de uma liderança inspiradora, que contrata, desenvolve e engaja talentos, assegurando times de alta performance. Este pilar foi desenvolvido em um formato mais descontraído que visa à troca de conhecimentos e a colaboração entre os empregados.

+Talentos: Criado em 2017, o programa tem como foco a contratação e o desenvolvimento de pessoas com maior expertise em áreas específicas. A ideia é formar talentos para que no futuro a área tenha mais recursos humanos disponíveis para seu pool sucessório. A área-foco do programa em 2018 foi Saúde, Segurança e Meio Ambiente (SSMA) e o primeiro encontro de formação ocorreu entre 10 e 14 de setembro. (Detalhes estão no capítulo Segurança e Saúde).

Jeito Nexa Experience: Esta iniciativa visou permitir aos empregados experimentar, na prática, a adoção do Jeito Nexa. Em 2018, foi realizado um piloto que abriu à toda a organização a oportunidade de participar de um desafio com foco em combater as burocracias desnecessárias, trabalhando em um formato diferente, com um grupo autônomo, autogerenciável e embasado em conceitos de metodologias ágeis. Dos 28 empregados que se inscreveram, sete foram selecionados para dar continuidade ao projeto e a proposta apresentada foi a criação de uma aceleradora interna, denominada Átomo, que terá suas atividades desenvolvidas ao longo de 2019.

Para a capacitação técnica, destacam-se a aquisição de uma estrutura (contêiner) para treinamentos de operadores de equipamentos pesados (LHD, scaller, perfuratrizes). Em 2018, a iniciativa contou com a locação de um simulador de Jumbo para as unidades de Vazante e Morro Agudo; aquisição de simulador para dirigir caminhões A30 em Vazante; diagnóstico para a avaliação do conhecimento dos empregados em manutenção automotiva, o que direcionará os treinamentos nessa área, tendo como ponto de partida a capacitação técnica em lubrificação.

Durante o ano, oferecemos mais de 200 mil horas de treinamento e capacitação de nossos empregados no Brasil e no Peru, com uma média de 31 horas por empregado e investimentos de mais de US$ 2 milhões, mantendo quase o mesmo valor aplicado em 2017.

Para desenvolvimento do foco estratégico, “capacidades críticas asseguradas”, nosso Plano Diretor conta com 11 capacidades críticas que garantem a perenidade do negócio. Em 2018, foi realizado um assessment para a avaliação da maturidade de cada uma delas, sendo identificado que para as cinco priorizadas nos últimos dois anos – gestão de talentos, excelência operacional, exploração mineral, sourcing of capital e execução de projetos – foi alcançado, pelo menos, 75% de maturidade. Como próximo passo, teremos a atualização do plano diretor, visando à necessidade de desenvolvimento de novas capacidades e ao desenvolvimento contínuo delas na organização.

Média de horas de treinamento por empregado GRI 404-1

200 mil
horas de treinamento

Investimentos
de mais de

US$ 2 milhões