Estrutura de Governança GRI 102-18

Nossa estrutura de governança é composta pela Assembleia de Acionistas, pelo Conselho de Administração, pelos Comitês de Assessoramento e pela Diretoria-Executiva.

Estrutura de governança

Assembleia de Acionistas

É nossa principal instância de decisão, com poderes para alterar o Estatuto Social, eleger ou destituir membros do Conselho de Administração, aprovar contas e demonstrações financeiras, entre outros temas vitais para os negócios.

Conselho de administração GRI 102-22
(A partir da esquerda:)

Edward Ruiz
Conselheiro independente (Comitê de Auditoria e Comitê de Finanças)

João Henrique Batista de Souza Schmidt
Conselheiro (Comitê de Finanças)

Diego Cristóbal Hernandez Cabrera
Conselheiro (Comitê de Finanças)

Jean Simon
Conselheiro

Jane Sadowsky
Conselheira independente (Comitê de Auditoria)

Luis Ermirio de Moraes
Presidente do Conselho (Comitê de Remuneração, Nomeação e Governança)

Daniella Dimitrov
Conselheira independente (Comitê de Auditoria)

Eduardo Borges de Andrade Filho
Conselheiro independente (Comitê de Remuneração, Nomeação e Governança)

Ivo Ucovich
Conselheiro

Conselho de Administração (CA)

Promove o cumprimento dos objetivos empresariais e monitora nosso desempenho, buscando a longevidade dos negócios. Cabe ao CA, entre outras atividades, estabelecer um guia geral para os negócios da companhia, definindo missão, objetivos estratégicos e diretrizes; conduzir a adoção e aprovação anual do planejamento estratégico; aprovar transações relativas a investimentos Capex, empréstimos ou contratos de derivativos, fusão, cisão, incorporação, alienação e joint venture, de acordo com as alçadas estabelecidas no Estatuto Social; direcionar e zelar pela governança e sustentabilidade da companhia.

Nosso Estatuto Social determina que o Conselho de Administração seja composto por no mínimo cinco e no máximo 11 membros efetivos, sendo pelo menos três independentes, de forma a atender às regras estabelecidas pelas bolsas de valores nas quais estamos listados. O mandato é de um ano, com possibilidade de reeleição. O Conselho de Administração é formado por nove membros, dentre eles duas mulheres e sete homens, de cinco nacionalidades – brasileiros, canadenses, americanos, croatas e chilenos. Nenhum membro, inclusive o presidente do Conselho, exerce função executiva na companhia e todos são remunerados. GRI 102-23

Mais informações sobre as atribuições do Conselho de Administração e acesso ao currículo de cada membro estão em https://ri.nexaresources.com/BoardofDirectors.

Comitês de assessoramento GRI 102-18

Na busca contínua por excelência, o Conselho de Administração instituiu comitês para assessorá-lo no monitoramento do desempenho da companhia. Compostos por conselheiros, os comitês têm caráter permanente e abrangem assuntos de Auditoria, Finanças, Remuneração, Nomeação e Governança.

Cada comitê possui seu regimento interno, que estabelece papéis e mandatos, regras e procedimentos para seu funcionamento. São realizadas, no mínimo, quatro reuniões anuais e, periodicamente, um dos membros reporta as atividades do comitê ao Conselho.

Comitê de Auditoria – Composto por três membros independentes do CA, tem entre seus objetivos supervisionar a integridade de demonstrações financeiras e sistemas de controles internos, monitorar o processo de gerenciamento de riscos, além de estabelecer padrões e procedimentos de ética e conduta.

Comitê de Finanças – Composto por três membros do CA, sendo um independente. É responsável pelo entendimento dos cenários e tendências de mercado, definição de estratégias e políticas financeiras, avaliação e monitoramento dos planos de investimentos anuais, proposição de diretrizes para a gestão de caixa e posição de liquidez da empresa.

Comitê de Remuneração, Nomeação e Governança – Composto por dois membros do CA, sendo um independente. Esse comitê é responsável pela avaliação dos modelos de remuneração, recomendação de candidatos à Presidência e ao Conselho de Administração, avaliação de desempenho do Conselho de Administração, do CEO e de cada um dos Comitês de Assessoramento, e pelo desenvolvimento de diretrizes e dos princípios de governança corporativa.

Diretoria-Executiva

A nossa Diretoria-Executiva é formada por líderes com capacidade para atuar globalmente nas áreas-chave do negócio e no relacionamento com todas as partes interessadas. Visa garantir o desenvolvimento e a execução do plano estratégico e orçamentário, a partir de diretrizes recebidas do Conselho de Administração.

Composta pelo presidente e oito diretores, é responsável, entre outras funções, por acompanhar o planejamento
estratégico, debater temas financeiros e não financeiros e traçar planos táticos de ação para suas equipes.

Diretoria-executiva