Mandato Estratégico

A cada três anos, aplicamos um processo estabelecido de revisão da estratégia, denominado Diálogo Estratégico. É uma etapa fundamental no ciclo de discussão dos rumos da companhia e peça importante para garantir que seguiremos na direção esperada por acionistas e demais partes interessadas. Nossa última revisão foi iniciada em dezembro de 2017, a partir de entrevistas individuais e estruturadas com todos os diretores e conselheiros da empresa para identificar aspectos positivos e de melhoria e ajustes que deveriam ser feitos.

Paralelamente, analisamos o cenário da indústria, as macrotendências, as novas tecnologias, o ambiente político, econômico e social dos países em que atuamos. Da mesma forma, verificamos nossas competências e capacidade de execução da estratégia, assim como a evolução desses aspectos desde a última avaliação.

A partir dessa análise, coordenada pela área de Planejamento Estratégico e com suporte das diretorias e pessoas-chave na organização, desenvolvemos a revisão do nosso Mandato Estratégico, aprovado em junho de 2018 pelo Conselho de Administração, documento que formaliza a aspiração de ser uma empresa inteligente e confiável que gera valor aos públicos de interesse.

Eixos e viabilizadores

Mantivemos nossa intenção de crescer com competitividade, baseados em dois eixos estratégicos: Crescimento e Excelência Operacional.

Um terceiro eixo, de Desenvolvimento de Mercado, que havia sido estabelecido anteriormente para acelerar nossa competência comercial, passa a ser um dos viabilizadores que sustentam a estratégia de crescimento. Isso porque avançamos de maneira importante diante dos objetivos anteriormente propostos para esse eixo, tais como liderança regional na comercialização de metais e bom posicionamento global, além do desenvolvimento do footprint global e da busca de uma mudança que reflete o novo momento da companhia.

Os demais viabilizadores são Pessoas e Organização, Sustentabilidade, Gestão de Projetos, Gestão de Riscos, Tecnologia e Automação, Suprimentos e Logística e Estrutura de Capital.

Em agosto de 2018, realizamos o Workshop de Estratégia, para apresentar para toda a liderança da organização a revisão do novo Mandato e os desafios por ele proposto. Dentre os desafios abordados estão aqueles associados às tendências da chamada “Nova Era da Mineração”, com uma demanda da sociedade e uma atenção por parte das empresas por uma mineração e uma metalurgia mais seguras, eficientes, sustentáveis e inteligentes.

A revisão da estratégia aponta justamente para a necessidade de estarmos preparados para responder rápida e eficientemente às eventuais mudanças de cenário, seja em relação a questões políticas, econômicas, de meio ambiente, segurança ou sociais. Alguns pontos de atenção levantados durante o diálogo são as novas regulações da mineração, os movimentos da sociedade civil organizada, as licenças sociais para operação, que demandam capacidade de articulação direta e transparente com as comunidades, o ambiente político, royalties e taxas, além da disponibilidade e do perfil de mão de obra para a mineração.

Direcionadores estratégicos

Viabilizadores

Pessoas e Organização

Cultivar talentos e promover uma liderança inspiradora
Garantir os principais recursos críticos dentro da organização e sua constante avaliação eaprimoramento
Contribuir para aumentar a produtividade e a competitividade dos negócios
Promover governança e organização eficazes
Promover um relacionamento positivo e construtivo com as partes interessadas relevantes

Gestão de Projetos

Garantir o desenvolvimento e a execução, apoiando áreas para garantir retornos de projetos e minimizar o risco de desvio
Monitorar e aprimorar o plano de investimento de longo prazo

Comercial

Continuamente posicionar a Nexa como parceira estratégica nos mercados internos e aprimorar a estratégia comercial global (desenvolver novos mercados e produtos alinhados às tendências globais)
Gerenciar o portfólio de vendas de concentrado, explorando os benefícios da integração entre smelters e minas, melhorando continuamente a inteligência de vendas

Gestão de Riscos

Identificar e gerenciar os principais riscos (ambas as perspectivas: operacional e estratégica), reduzindo e mitigando impactos principalmente por meio de sistemas preventivos
Monitorar a volatilidade e discutir ações adequadamente

Sustentabilidade

Melhorar continuamente a cultura de segurança e saúde
Reduzir o impacto ambiental (emissões, resíduos, consumo de água e energia etc.)
Criar valor compartilhado com a sociedade, contribuindo para cocriar um legado relevante para as localidades onde operamos

Tecnologia, automação e inovação

Aumentar a eficiência e a estabilidade operacional com soluções de tecnologia e automação
Buscar tecnologias visando à maior ecoeficiência
Permitir o uso de minérios de baixo teor e mais flexíveis/uso alternativo de matérias-primas (promover economia circular)
Desenvolver uma plataforma de inovação focada em tecnologia e automação e em processos inovadores
Estimular cada vez mais a maneira inteligente de pensar e operar

Logística e suprimentos

Gerar vantagem competitiva para operações, processos e projetos
Ser um facilitador para uma solução melhor e mais sustentável de cliente-fornecedor
Ser especialista para a melhor avaliação entre terceirização e primarização
Inovar em processos, ferramentas e informações (da e para a Nexa)