Investimentos ambientais (Capex) GRI 103-2

Despesas ambientais (Capex e Opex) GRI 103-2

Meio ambiente

Modelo de gestão GRI 103-2, 103-3 ODS 11.6

Valorizamos a atuação responsável, prevenindo impactos ao meio ambiente e fazendo uso consciente dos recursos naturais. Queremos ser ecoeficientes, ou seja, produzir mais e melhor, com menos recursos e menor geração de resíduos. Buscamos o melhor desempenho ambiental tanto no centro administrativo, quanto nas minas ou smelters. Temos como metas ambientais:

75% de recirculação e menor uso específico de água;

Reduzir em 5% a emissão específica de gases de efeito estufa;

Diminuir a disposição de rejeitos em barragens e reduzir em 50% a geração específica de resíduos minerometalúrgicos;

Garantir que 100% das unidades possuam Estudo de Alternativa de uso Futuro e um Plano de Descomissionamento atualizado, alinhado aos padrões referenciais do setor.

Trabalhamos com um sistema de gestão integrado baseado em uma Política Integrada que estabelece as diretrizes que norteiam a condução dos negócios sob enfoque da gestão de qualidade, ambiental, da saúde e segurança do trabalho e da responsabilidade social. Além disso, seguimos com rigor todas as leis e normas ambientais pertinentes ao nosso negócio em cada país onde estamos presentes. ODS 13.2

Todas as nossas unidades operacionais possuem a certificação ISO 14001 e, portanto, seguimos sistemas e normas de conformidade reconhecidos globalmente e que nos dão suporte para atingir os nossos objetivos. Anualmente, cada unidade passa por uma avaliação de conformidade com as legislações e compromissos ambientais, conduzida por uma empresa externa. Em um ciclo de dois anos, o Sistema de Gestão Ambiental das unidades é auditado internamente e, anualmente, é realizada uma autoavaliação para identificar as oportunidades de melhoria. GRI 102-11

Investimentos ambientais ODS 7.A

Investimos em programas diversos que abordam de mudanças climáticas a menor emissão de carbono, redução no consumo de energia e otimização do uso de água. Buscamos oportunidades para sermos cada vez mais ecoeficientes, apostando em projetos inovadores, que tragam melhorias em equipamentos e processos, com ganhos expressivos na área ambiental (veja mais sobre Inovação).

No ano de 2018, os investimentos em meio ambiente somaram US$ 95,1 milhões, valor 54,5% superior ao destinado em 2017. Desse total, 34% foram direcionados para destinação de resíduos, 14% para tratamento de efluentes e 7% para prevenção ambiental.