Pessoas GRI 103-2, 103-3

Nossa empresa vem trilhando um caminho consistente de consolidação da marca e de construção de uma cultura forte e integrada, capaz de guiar as pessoas que fazem parte da organização em uma trajetória de conquistas e desafios. Inteligência, entusiasmo e coragem são as características que compõem o que chamamos de personalidade da nossa marca. O lançamento da marca Nexa fortaleceu o reposicionamento da empresa diante do mercado e da sociedade como uma empresa focada na construção da próxima geração da mineração e na geração de valor compartilhado, que passou a direcionar também um processo de transformação cultural alinhado a esse posicionamento e à nossa estratégia de negócio.

A marca se projeta para o futuro e nos posiciona como uma mineradora que tem expertise e pensa diferente; como uma empresa que provoca novas formas de fazer e tem coragem para provar que é possível seguir por novos caminhos, transformando e influenciando a sociedade, trazendo o mundo da mineração para o mundo das pessoas. Essas três características, embasadas pelo DNA Votorantim e traduzidas em comportamentos, formam também o Jeito Nexa, que orienta as ações do dia a dia de nossos empregados, lideranças e equipes.

Essa também é nossa forma de gerir as pessoas dentro da nossa organização. Todas as iniciativas têm como alicerce cinco focos estratégicos: liderança inspiradora e gestão eficaz de talentos, capacidades críticas asseguradas, contribuir para aumentar a produtividade e a competitividade da empresa, governança e organização eficaz, relações eficientes com os stakeholders.

Inteligência

Para pensar que é possível fazer diferente

Agir com segurança em primeiro lugar
Ser agente de transformação
Buscar as melhores referências dentro e fora da empresa
Ter foco contínuo na busca pelo conhecimento, desenvolvimento e excelência
Ser protagonista: conhecer bem a empresa e buscar informações, acompanhar as notícias pelos canais internos e externos
Conhecer o setor e as tendências.

Entusiasmo

Para provocar que é possível fazer diferente

Não se acomodar com as mesmas formas de fazer, diante de desafios diferentes
Provocar a si mesmo e a quem está ao redor para fugir da zona de conforto.
Estimular e contribuir para que toda a cadeia de mineração pense diferente.
Ter energia e contagiar para o bem e para as transformações necessárias.

Coragem

Para provocar que é possível fazer diferente

Propor novas ideias e caminhos para os desafios da empresa.
Ouvir sugestões e ter abertura para mudar quando necessário.
Posicionar-se com convicção e embasamento, dentro e fora da empresa.
Perguntar e ir a fundo para expandir conhecimentos e provocar evolução.
Tomar as melhores decisões, no tempo necessário, com as melhores informações disponíveis.

Perfil dos Empregados

Valorizamos um perfil diverso de empregados. Devido à natureza de nossas operações, especialmente no Peru, temos um grande contingente de mão de obra terceirizada. Em 2018, nosso quadro era composto por 5.591 empregados diretos, sendo 3.198 alocados no Brasil, 2.367 no Peru e 26 em outros países, além de 13.408 contratados de terceiros. Do total de funcionários, 64% pertenciam à faixa etária entre 30 e 50 anos; 67% desempenhavam funções operacionais, e a proporção de mulheres era de 11,7%.

Total de empregados GRI 102-8

Empregados por faixa etária GRI 405-1

Empregados por categoria funcional GRI 405-1