Comportamento ético
GRI 103-1, 103-2, 103-3

Estamos comprometidos em gerir nossos negócios com os mais elevados padrões de ética e integridade e, baseados nesse compromisso, temos um Programa de Compliance, revisado periodicamente, que detalha especificamente a conduta que esperamos de todos os nossos empregados e terceiros ao lidar com as mais diversas situações. O Conselho de Administração é um dos principais agentes na promoção do programa e estamos determinados a assegurar seu cumprimento, com penalização para atos que não estejam em conformidade. As áreas de Controles Internos, Compliance e Gestão de Riscos da Nexa, responsáveis por gerir e disseminar esse programa, estão vinculadas à Diretoria Financeira, com apoio da Auditoria Interna. Os temas referentes à Compliance são reportados ao Comitê de Auditoria, que se encarrega de levá-los periodicamente ao Conselho de Administração.

Um dos principais pilares do Programa de Compliance é o Código de Conduta Nexa, essencial na orientação das atividades e no apoio às decisões tomadas em todos os níveis de nossa companhia. Pautado nos valores centenários do Grupo Votorantim, esse documento norteia nosso comportamento interno e a maneira como interagimos com diferentes públicos.

O Código de Conduta é um documento público, compartilhado com todas as partes interessadas, incluindo empregados, fornecedores, clientes, comunidades, ONGs, entidades governamentais, acionistas e demais indivíduos e organizações com as quais nos relacionamos, de modo a assegurar que tenhamos sucesso em alcançar a excelência em todas as nossas práticas. Nossas crenças e nossos valores estão detalhados na internet (www.nexaresources.com/beliefs-and-values). GRI 102-16

Em 2019, lançamos o processo de diligência de integridade, que consiste na avaliação de todos os colaboradores terceiros do ponto de vista de conformidade com o nosso programa. Assim, teremos um processo mais eficaz na gestão e mitigação de riscos.

Entre as conquistas do ano, também obtivemos a certificação Sarbanes-Oxley (SOX), por termos sistemas de controle interno e divulgação exigidos pela legislação norte-americana, fundamental para empresas listadas na Bolsa de Nova Iorque, como a Nexa.

Seguindo a diretriz de redução de conflitos de interesse dentro da companhia, no segundo semestre de 2019, foi criado um portal de declarações para que os colaboradores compartilhem potenciais, reais ou aparentes desvios ao Código de Conduta, que se caracterizariam como risco de favorecimento ou parcialidade em decisões.

Treinamento nas novas políticas ODS 10.3

No dia 5 de setembro de 2019, simultaneamente no Brasil e no Peru, realizamos nosso Compliance Day, que acontece anualmente com o objetivo de engajar a liderança e reforçar a importância de sua participação no nosso programa. O evento envolve diretores, gerentes e gerentes gerais.

Paralelamente, modernizamos nossa plataforma de treinamento, disponibilizando três e-learnings obrigatórios para o pessoal administrativo (sobre Código de Conduta, prevenção à lavagem de dinheiro e anticorrupção). Já para os operadores, preparamos uma videoaula sobre o Código de Conduta, amplamente divulgada para obter maior adesão. Esse formato de abordagem permite maior engajamento do público interno em nosso Programa de Compliance. As quatro políticas – Compliance; Anticorrupção; Antitruste/Concorrência; e Prevenção à lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo – e os nove procedimentos internos que detalham o gerenciamento desses temas no dia a dia estão disponíveis no site da companhia (ri.nexaresources.com). GRI 205-2 ODS 16.5

No período, não foi confirmado nenhum caso de corrupção ou violação de leis antitruste e antimonopólio envolvendo empregados ou parceiros de negócios. GRI 205-2, 205-3, 206-1

Canais de informação e denúncia GRI 102-17 ODS 5.1

Anualmente, preparamos e divulgamos informativos aos empregados sobre o uso e funcionamento da Linha Ética e da área de Compliance, além de treinamentos presenciais que são aplicados nas unidades e escritórios corporativos. As grandes mensagens sobre as políticas de Compliance e canal Linha Ética também são disseminadas por meio de e-learnings. Para facilitar ainda mais a comunicação, foi criado e comunicado um número telefônico para encaminhamento de dúvidas sobre ética e conduta por meio de Whatsapp.

A Linha Ética permanece em vigor para que o público interno e externo possa relatar possíveis violações do Código de Conduta ou qualquer política, procedimento, lei ou regulamento. Ela foi criada para ser imparcial e transparente, além de garantir a confidencialidade da informação, salvaguardar a identidade de qualquer pessoa que a acesse e promover o melhor ambiente de trabalho para todos.

Por meio desse canal, é possível denunciar, de forma totalmente anônima, qualquer suspeita de crime financeiro, fraude, corrupção, discriminação, assédio ou outros tipos de violações éticas. Disponível em português, inglês e espanhol, o serviço pode ser acessado por meio do endereço eletrônico (www.nexaresources.com/ethics-line) ou por telefone (Brasil: 0800-892-0741 (português); Peru: 0800-50-000 (espanhol) e 0800-50-288; Estados Unidos: 1-855-888-9926; Áustria: 0800-200-288; Canadá 1-855-888-9926 e 1-855-350-9393; e Luxemburgo: 800-201-11 (inglês e francês).

O canal é administrado por empresa externa especializada, mundialmente reconhecida, que efetua a triagem inicial de todos os relatos recebidos para assegurar que não haja conflito de interesse no tratamento das manifestações. O Comitê de Auditoria e os líderes da organização, apoiados pela Auditoria Interna e Jurídico, atuam no tratamento a ser aplicado em cada relato recebido, desde seu entendimento inicial, entrevista com as partes envolvidas, investigação detalhada e conclusão quanto a procedência ou improcedência da denúncia, com eventual aplicação de medidas disciplinares e de orientação.