Gestão de riscos
GRI 102-15, 103-2, 103-3

Consideramos fundamental para os nossos negócios identificar, avaliar e mitigar os riscos levantados em nossos mapeamentos. Adotamos, desde 2016, a Política de Gestão de Riscos de Negócios (Enterprise Risk Management – ERM), que aborda os principais riscos em todas as áreas corporativas e unidades operacionais e é aplicada para subsidiárias e controladas.

Dividimos os riscos em quatro grandes temas: compliance; riscos de negócios (operacionais e estratégicos, incluindo aspectos socioambientais, e risco de projetos); controles internos e riscos financeiros. A matriz de riscos é revisada anualmente para estar sempre em conformidade com nosso planejamento estratégico.

Para os riscos considerados críticos e altos, traçamos planos de ação com prazos determinados para conclusão. Realizamos um monitoramento que envolve, além da área diretamente responsável pelo tema, a equipe de Riscos, Controles Internos e Compliance, a Diretoria-Executiva Financeira e o Conselho de Administração e o Comitê de Auditoria. Para os riscos abaixo dessa classificação, o monitoramento é feito pontualmente pelas áreas envolvidas. O detalhamento dos principais riscos que gerenciamos pode ser consultado no 20-F, documento apresentado à Bolsa de Nova Iorque, acessado em ir.nexaresources.com/regulatory-filings.

Modelo de gestão de riscos empresariais6

img13

6 Modelo executado em 2019. No ano, porém, foi iniciada a revisão da política e do manual de gestão de riscos.

Capacitação

Avançamos em 2019 na identificação de riscos operacionais e de exposição a mercado, assim como aprimoramos nosso sistema de controles internos, a partir de uma simplificação no número de controles, que foram reduzidos praticamente à metade, mantendo a mesma efetividade. Também capacitamos os empregados na identificação dos riscos, por meio de visitas de nossa equipe de gestão de risco às unidades, palestras educativas e nomeação de responsáveis por cada risco.

Publicamos três vezes ao ano um Relatório de Gestão de Riscos atualizado, que aponta os principais fatores mapeados nas unidades operacionais e áreas corporativas e as respectivas ações que estão em curso para mitigá-las. Assim, conseguimos dar ao Conselho e aos investidores uma visão mais ampla de todas as iniciativas e equipes envolvidas na gestão de riscos relacionados ao negócio.

Em 2019, realizamos os treinamentos na ferramenta BWise para todos os nossos empregados e migramos as informações de gestão de riscos para a nova plataforma. A partir de 2020, o processo de risk assessment será realizado por intermédio da BWise, para ganho de eficiência em nosso processo de avaliação e monitoramento de riscos.

Colaboradores de Cerro Lindo