Mensagem do Conselho de Administração
GRI 102-14

Luis Ermirio de Moraes

Luis Ermirio de Moraes
Presidente do Conselho de Administração

Em 2019, continuamos avançando em nosso propósito de nos tornar uma empresa referência em sustentabilidade no setor de mineração e estamos trilhando esse caminho com determinação. Nos últimos anos, temos fortalecido nossa gestão nos três pilares – econômico, ambiental e social – com o objetivo de gerar mais valor para os acionistas e para a sociedade como um todo.

O Conselho de Administração passou a ser formado por dez membros, com a adição de um novo integrante em relação a 2018. Além disso, também se tornou mais plural, com representação de mulheres e homens, de seis nacionalidades, sendo 40% de membros independentes.

Avançamos em nossa governança com a criação do Comitê de Sustentabilidade, responsável por estabelecer diretrizes, apoiar e monitorar nossas práticas, para que sejam seguras e sustentáveis, com elevados padrões de saúde, segurança, respeito ao meio ambiente e responsabilidade social corporativa. A criação desse comitê se soma aos outros três já existentes, também de caráter permanente − Auditoria, Finanças, Remuneração, Nomeação e Governança.

Além disso, fortalecemos nossa área de Compliance, com treinamentos nas nossas quatro políticas de compliance e nove procedimentos internos, que tratam sobre Código de Conduta, prevenção à lavagem de dinheiro, anticorrupção, entre outros temas relevantes para nossa organização, por meio de uma plataforma moderna e interativa.

O futuro da mineração e, consequentemente, dos nossos negócios, depende também da construção conjunta de um legado relevante para a sociedade, o que só é possível se estabelecermos laços fortes com a comunidade no entorno das nossas unidades, com o poder público e demais públicos de interesse no negócio. Por isso, trabalhamos fortemente em 2019 para estreitar esse relacionamento com as comunidades no Brasil e no Peru.

Nesse sentido, estamos empenhados na evolução da cultura empresarial da Nexa em que a agilidade e a inovação sejam prioridades e resultem em melhoria contínua de desempenho e potenciais retornos para todos os públicos de interesse. Zelamos também pela relação com nossos investidores, por meio da abertura ao diálogo em fóruns diversificados e da transparência nas informações divulgadas. Ao longo desses dois anos desde a abertura de capital da empresa, vimos uma mudança no perfil de investidores da Nexa, cuja maioria busca atualmente retornos de longo prazo, acreditando em nosso potencial de crescimento ao longo dos próximos anos. Em 2019, por exemplo, cumprimos uma importante promessa feita na época da abertura de capital: dar início à construção do Projeto Aripuanã, localizado em um dos maiores depósitos de zinco não explorados do mundo. As obras seguem em andamento e a previsão é de início das operações em 2021.

É dessa forma que seguimos com nossa convicção de crescer com competitividade, nas atuais operações e futuros projetos, de maneira segura, sustentável, contribuindo de forma relevante para o desenvolvimento das localidades onde estamos presentes. Meu agradecimento especial à diretoria da Nexa e todos os empregados pelo comprometimento em superar desafios e construir uma empresa cada vez melhor.

aspas-nota

Continuamos avançando na jornada de nos
tornar referência em sustentabilidade no setor de mineração, com práticas seguras, respeito ao meio ambiente e geração de um legado para a sociedade.