Sobre o Relatório

Apresentamos o relatório de desempenho anual da Nexa Resources S.A. referente ao período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2019, seguindo as orientações do International Integrated Reporting Council (IIRC) e dos GRI Standards, da Global Reporting Initiative (GRI). A edição anterior, relativa ao ano de 2018, foi publicada em abril de 2019. O conteúdo contempla aspectos econômicos, sociais e ambientais, assim como os riscos e as oportunidades mapeados e considerados de interesse de acionistas e demais públicos de relacionamento.
GRI 102-1, 102-50, 102-51, 102-52 ODS 12.6

Os indicadores financeiros seguem os padrões internacionais de contabilidade (International Financial Reporting Standards – IFRS) enquanto os dados sociais e ambientais foram apurados de acordo com normas brasileiras aplicadas a temas trabalhistas e ambientais. Para o aspecto gases de efeito estufa, utilizamos a metodologia GHG Protocol. O levantamento dos conteúdos-padrão, bem como de informações complementares, ficou sob responsabilidade da área de Sustentabilidade e Relações Institucionais, sendo o documento assegurado pela PwC. GRI 102-56

As demonstrações financeiras consolidadas e o relatório da auditoria contábil estão disponíveis para consulta, na página de resultados, em nosso site de Relações com Investidores (ri.nexaresources.com). No nosso site institucional (www.nexaresources.com), os documentos podem ser baixados também em inglês e espanhol.

As expectativas para 2020 contidas neste Relatório Anual não consideram os impactos, ainda imprevisíveis, da pandemia do coronavírus, Covid-19. Até a data de publicação deste relatório, ainda não estava claro como e em qual medida esse surto global afetaria nossos negócios e a economia do mundo em geral. As autoridades dos países em que operamos adotaram políticas em resposta à pandemia declarada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a exemplo do estado de emergência declarado pelo governo peruano. Com isso, até o momento, não podemos prever a extensão de medidas adotadas ou o impacto que elas terão em nossos negócios e operações. Seguindo assim com o monitoramento dos avanços relacionados a esse surto.

Materialidade
GRI 102-44, 102-46

O conteúdo deste relatório segue o Princípio de Materialidade estabelecido por IIRC e GRI e foi definido a partir da avaliação de tópicos de maior relevância para o setor de mineração e metalurgia, as diretrizes do Sustainability Accounting Standards Board (Sasb) e benchmarkings setoriais. Os temas de maior relevância foram priorizados em consulta à liderança da Nexa. Os aspectos materiais de sustentabilidade e suas metas de longo prazo são apresentados ao longo do relatório e abrangem os temas: Pessoas, Segurança e Saúde, Resíduos, Água, Emissões e Energia, Desenvolvimento Local, Descomissionamento e Direitos Humanos. Os tópicos Desempenho Econômico, Ética e Integridade são considerados transversais. Nova consulta de materialidade está programada para 2020 e deverá nortear a próxima edição do relatório. GRI 102-47

Temas relevantes