loader image

Estratégia e
Modelo de Negócios

Colaboradores de Atacocha (Peru)
Nossa visão de futuro
GRI 103-2, 103-3
A espinha dorsal da estratégia da Nexa Resources consiste em crescer com competitividade, construindo a mineração do futuro e gerando valor para todos os seus públicos de relacionamento. Dessa forma, estamos consolidando uma empresa segura, sustentável e que, em constante diálogo e relacionamento com as comunidades, busca cocriar um legado relevante para a sociedade.
Colaboradores de Juiz de Fora (MG)
Essa estratégia está pautada em dois eixos estratégicos (Crescimento e Excelência Operacional) e oito viabilizadores (Pessoas e Organização, Sustentabilidade, Gestão de Projetos, Comercial, Gestão de Riscos, Tecnologia e Automação, Suprimentos e Logística e Estrutura de Capital) que possuem objetivos estratégicos claros, conectados à estratégia corporativa e alinhados às relevantes tendências que impactam a indústria de mineração mundialmente. Os dois eixos estratégicos trazem alavancas de valor importantes, que indicam o caminho que buscamos para entregar nossa estratégia. No eixo de Crescimento, nossa plataforma para crescer é pautada em 5 avenidas: extensão da vida útil as nossas minas, desenvolvimento de projetos greenfields, desenvolvimento de projetos brownfields, desenvolvimento de negócios e exploração de novas áreas. Já na Excelência Operacional, nosso foco passa pela disciplina operacional em gestão de custos, gastos de capital e capital de giro, bem como no aumento da produtividade dos nossos ativos e de nossa estrutura corporativa.
Eixos
Excelência Operacional
Crescimento
Viabilizadores
Pessoas e Organização
Sustentabilidade
Gestão de Projetos
Gestão de Riscos
Comercial
Tecnologia e Automação
Suprimentos e Logística
Estrutura de capital

Colocada à prova nesse ano de incertezas econômicas e sanitárias geradas pela pandemia por Covid-19, a estratégia da companhia mostrou-se acertada e capaz de resistir à crise. Pensando na preservação de capital, o eixo Excelência Operacional apoiado pelos viabilizadores, foram priorizados nesse período, enquanto o de Crescimento conviveu com rigorosas escolhas nos planos de investimento e alocação de capital. O plano de negócios precisou ser ajustado para estar coerente com o novo contexto.

Ao contrário de anos anteriores, em que o processo de planejamento e revisão do plano de negócios aconteceu entre maio e agosto, com a discussão dos aspectos estratégicos com cada área, em 2020, foram simulados vários possíveis cenários para o pós-pandemia, dialogando constantemente com o Conselho de Administração.

A próxima revisão do mandato estratégico está prevista para 2021, quando serão rediscutidos aspectos relevantes para o negócio, buscando testar a resiliência da estratégia e, eventualmente, ajustar rotas e planos táticos. Nosso mandato é revisado a cada três anos, por meio de um processo denominado Diálogo Estratégico, coordenado pela área de Planejamento Estratégico. Em entrevistas individuais e estruturadas com diretores e conselheiros da empresa identificamos aspectos positivos, oportunidades de melhoria e potenciais ajustes. Faz parte desse processo uma análise das macrotendências que afetam a empresa e o setor, das novas tecnologias, do ambiente socioeconômico e político dos países onde operamos. Também reavaliamos nossas competências, nossa capacidade de execução da estratégia e da evolução que alcançamos nesses quesitos desde a última avaliação.

Nosso Jeito Nexa de executar essa estratégia – em um ambiente altamente colaborativo e por meio de competências fundamentais – nos define e nos orienta para continuarmos crescendo com competitividade. E nos permite levar o mundo da mineração para o mundo das pessoas, com produtos de qualidade, produzidos de forma a causar o menor impacto ambiental e deixando um legado social relevante.

Modelo de Negócios
Compromissos
GRI 102-12

Como forma de expressar nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável, aderimos voluntariamente a diversas iniciativas assumidas com entidades nacionais e internacionais:

Pacto Global – Signatários desde 2017, essa iniciativa
da Organização das Nações Unidas (ONU), tem como objetivo mobilizar a comunidade empresarial em todo o mundo na adoção de dez princípios que representam valores fundamentais de direitos humanos, relações trabalhistas, meio ambiente e combate à corrupção.

Colaboradora  de Três Marias
Colaboradora de Três Marias (MG)
Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – Compromisso firmado em 2017 com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma agenda mundial composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030 (Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável – 2015). Na agenda estão previstas ações de erradicação da pobreza, segurança alimentar, agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, redução das desigualdades, energia, água e saneamento, padrões sustentáveis de produção e de consumo, mudança do clima, cidades sustentáveis, proteção e uso sustentável dos oceanos e dos ecossistemas terrestres, crescimento econômico inclusivo, infraestrutura, industrialização, entre outros. Neste relatório, trazemos a correlação dos ODS a nossos temas materiais e metas de longo prazo. Novas correlações e aprofundamento nas metas estão em curso para serem relatados no próximo período.
Women In Mining (WIM Brasil e WIM Peru) – Em 2020, assinamos uma carta de compromisso com esse movimento para ampliar e fortalecer a participação das mulheres no setor da indústria mineral, fomentando um ambiente de negócios dinâmico, capaz de atrai-las, mantê-las, capitalizar seus pontos fortes e reconhecer seus valores. Além disso, é uma oportunidade de adotar um olhar mais apurado para as mulheres das comunidades impactadas pela mineração e valorizar o empreendedorismo feminino na cadeia de fornecedores. Temos ainda uma meta interna de obter 20% de mulheres no nosso quadro de colaboradores até 2025.

Carbon Disclosure Project (CDP) GRI 302-1 Desde 2019, participamos do Carbon Disclousore Project (CDP), respondendo sobre segurança hídrica. Reflexo da boa gestão de águas que realizamos em todas as nossas operações, fomos incluídos na categoria “B-“. Destacamos a participação da Nexa, pela primeira vez, na categoria clima, na qual obteve a nota C. Essa foi a primeira vez que a empresa conduziu, ainda como projeto piloto, o inventário de emissões baseando-se nas diretrizes do GHG Protocol. O CDP é uma organização internacional sem fins lucrativos que analisa e reconhece as iniciativas empresariais para minimizar e gerir os impactos ambientais de suas atividades. A iniciativa opera um sistema global de divulgação para que investidores, empresas, cidades, estados e regiões gerenciem seus impactos ambientais.