loader image
GRI 102-14

Mensagem do Conselho de Administração

Jaime Ardila
Presidente do Conselho de Administração

Jaime Ardila
Aspas

A Nexa Resources sempre teve em seu DNA o comprometimento com a sustentabilidade dos negócios e o impacto ambiental e social de suas operações”

A Nexa Resources sempre teve em seu DNA o comprometimento com a sustentabilidade dos negócios e o impacto ambiental e social de suas operações. Ao longo dos anos, temos evoluído no sentido de incluir cada vez mais os aspectos ambientais, sociais e de governança (denominados ESG, na sigla em inglês) em nosso planejamento estratégico, da mesma forma como perseguimos o caminho da rentabilidade.

Em 2020, demos início à revisão de nossos temas materiais, para que possamos sempre incluir em nossos relatos as informações mais relevantes para os nossos stakeholders. Nesse sentido, fizemos uma consulta pública e chegamos a 12 temas materiais: Descomissionamento; Ética e compliance; Excelência operacional; Gestão de recursos hídricos; Gestão de barragens; Gestão de resíduos e rejeitos; Gestão social; Mudanças climáticas; Pluralidade; Reputação; Saúde, segurança e bem-estar; Inovação. Esses temas são apresentados ao longo desse relatório e representam uma transição no nosso modelo de prestação de contas à sociedade.

A partir do próximo relato, teremos definidos indicadores e metas para acompanharmos de forma mais estruturada nossos avanços em cada tema. Queremos que a materialidade seja vista de um ponto de vista mais estratégico, como uma ferramenta de gestão dos aspectos ESG.

Nexa Relatório Anual 2020

Em termos de governança, avançamos no escopo do Comitê de Sustentabilidade, que passa a agregar também o monitoramento dos principais projetos em que investimos, para garantir que tenham acompanhamento dos aspectos relevantes desde o momento de prospecção até o início da operação.

No aspecto social, buscamos adaptar nossas operações às necessidades emergenciais que surgiram com a pandemia de Covid-19. Capacitamos empreendedores nas comunidades, fizemos doações de alimentos e materiais de higiene, assim como trabalhamos em parceria com o poder público para equipar hospitais e postos de atendimento. E não deixamos de olhar para nossos colaboradores, cuidando de sua saúde física e mental e de seus familiares. Também pensando no público interno, demos mais alguns passos na direção de termos uma empresa mais plural, com a criação de grupos de afinidade para discussão de temas relacionados à diversidade e inclusão.

No âmbito ambiental, estamos em processo de revisão de nossas metas, porém, seguimos com o objetivo de atingir, até 2025, 75% de recirculação e menor uso específico de água; reduzir em 5% a emissão específica de gases de efeito estufa; diminuir a disposição de rejeitos em barragens e reduzir em 50% a geração específica de resíduos minerometalúrgicos; além de garantir que 100% das unidades possuam estudo de alternativa de uso futuro e um plano de descomissionamento.

Do ponto de vista operacional, nosso projeto mais importante, a construção de Aripuanã, continua progredindo. O cronograma foi estendido em relação ao projeto original e revisamos para cima as estimativas de investimento após um estudo abrangente de questões internas e externas, que incluíram também impactos relacionados à Covid-19. De acordo com o novo cronograma, a produção está programada para o início de 2022, o que permitirá incrementar nossa produção e ampliar o EBITDA da companhia.

Assumi, neste ciclo, a presidência do Conselho de Administração e tenho orgulho de fazer parte desse time que integrou também um novo conselheiro, Gianfranco Castagnola. Gostaria de agradecer a contribuição dos membros do Conselho de Administração, da Diretoria Executiva e de toda a nossa equipe de colaboradores neste ano tão desafiador, que exigiu uma capacidade de reinventar-se e ajustar-se rapidamente às mudanças de cenário. O empenho e comprometimento de todos, certamente, contribuirá para que a Nexa cada vez mais trabalhe em prol da construção da mineração do futuro, mais sustentável, mais plural e mais inovadora.