loader image
Processo de materialidade
GRI 102-42, 102-43, 102-44, 102-46

O conteúdo deste relatório segue o Princípio de Materialidade estabelecido por IIRC e GRI e foi definido a partir de avaliação dos tópicos de maior relevância para o setor de mineração e metalurgia, das diretrizes do Sustainability Accounting Standards Board (Sasb) e benchmarkings setoriais.

Revisada a cada dois anos, decidimos, pela primeira vez, fazer uma consulta aos nossos stakeholders externos em nosso processo de materialidade. Unimos os resultados dessa pesquisa, com 194 respostas completas, à consulta que fizemos com a liderança da Nexa para chegar aos 12 temas materiais mais relevantes para nós e para nossos públicos de relacionamento. Ao definir os temas materiais da Nexa, buscamos direcionar o relato e gestão da empresa, considerando o contexto, os impactos, os riscos e as oportunidades de cada tema, em curto, médio e longo prazos.

No processo de consulta externa, foram engajados públicos diversos, como clientes, fornecedores, poder público, acionistas, entre outros , aumentando o nosso alcance e refletindo em nossa materialidade os temas que são de fato relevantes para os stakeholders consultados. Realizado conforme requisitos da GRI, que orienta empresas e instituições a abordarem em seu relato informações sobre temas que reflitam os impactos econômicos, ambientais e sociais significativos da organização e influenciam de forma substancial as avaliações e decisões dos stakeholders.

Os aspectos materiais de sustentabilidade apresentados ao longo do relatório, abrangem os seguintes temas: Descomissionamento; Ética e compliance; Excelência operacional; Gestão de recursos hídricos; Gestão de barragens; Gestão de resíduos e rejeitos; Gestão social; Mudanças climáticas; Pluralidade; Reputação; Saúde, segurança e bem-estar; Inovação.

Consideramos 2020 um ano de transição da materialidade, uma vez que estamos concluindo o ciclo anterior e iniciando um novo processo, mais robusto e com um olhar mais estratégico, de forma que a nova matriz de materialidade seja a principal ferramenta de gestão de sustentabilidade e de aspectos ESG (ambientais, sociais e de governança) da companhia. Como parte dessa transição, as metas de longo prazo serão compartilhadas no relatório do próximo ciclo. GRI 102-47

Comparativamente à materialidade anterior, foram incluídos os temas Gestão de barragens, Inovação, Ética e compliance, Excelência operacional e Reputação. Os indicadores anteriormente acompanhados dentro do tema Direitos Humanos foram incluídos nos temas Gestão social e Ética e compliance. GRI 102-49

Nexa Relatório Anual 2020
Colaboradores de Três Marias (MG)
Materialidade Nexa 2020
REVISÃO DOS TEMAS MATERIAIS
Temas Materiais | Comparação entre matrizes
REVISÃO DOS TEMAS MATERIAIS

Temas relevantes

Temas relevantes